Para fazer a farinha de arroz
modo de preparo
Para fazer a farinha de arroz
Numa panela, adicione 3 xícaras (chá) de arroz (cru) e mexa até que o arroz doure (torre).
Coloque o arroz já torrado no liquidificador para triturar.
Em seguida, peneire cuidadosamente, para que a farinha fique bem fininha.
Numa batedeira, bata 6 gemas com 1/2 copo (tipo americano) de açúcar, até atingir um creme esbranquiçado. Reserve.
Bata 6 claras em neve e acrescente 1 1/2 copo (tipo americano) de açúcar.
Bata por mais cerca de 3 min e reserve.
Misture 2 latas de creme de leite (sem soro) com 1/2 copo de açúcar e acrescente 5 colheres (sopa) de farinha de arroz, o creme de gema e, por fim, as claras em neve.
Misture tudo.
Leve ao freezer por 6 h e sirva com calda de sua preferência.
No liquidificador, bata o leite, os ovos, a farinha de trigo, o fermento em pó e a pitada de sal, até ficar uma mistura líquida, se necessário acrescente um pouco mais de leite para que a mistura não fique muito espessa.
Unte uma frigideira com margarina, removendo o excesso com uma toalha de papel. Esquente a frigideira em fogo algo e mantenha o fogo. Espalhe um pouco da massa (1/2 xícara de chá) na frigideira e deixe dourar de um lado, vire cuidadosamente com uma espátula para dourar do outro lado. Faça as panquecas e sirva com sorvete e calda de sua preferência.
Para as cestinhas
Numa frigideira média com 5 cm de altura, aqueça o óleo a uma temperatura baixa (150 C). Se a temperatura do óleo subir demias, deixe o óleo frio ao lado para colocar as colheradas e manter a temperatura ideal para fritar a massa.
Coloque o quadrado de massa no centro da frigideira com óleo e firme o centro da massa com um bastão de madeira de cabo alto (30 cm).
Deixe fritar. Quando começar a endurecer, vire-o para fritar do outro lado.
Reserve as cestinhas.
Obs: A temperatura do óleo não deve estar muito alta por que a massa estufa e não dá forma.
Numa panela, derreta o açúcar. Quando ficar na cor caramelo claro, acrescente, aos poucos, o suco de abacaxi e o aniz. Mexa até dissolver.
Junte as bananas e deixe por 4 min. Desligue o fogo.
Coloque sobre cada cestinha 2 bolas de sorvete de creme, a calda e as bananas
Polvilhe canela em pó ou chocolate em pó. Sirva em seguida.
1- Pegue 6 cookies e coloque sobre cada um deles 1 bola de sorvete de flocos. Sobre cada bola de sorvete coloque 1 outro cookie, formando um sanduíche. Leve estes sanduíches para o freezer por 1 hora.
2- Enquanto isso coloque numa batedeira 1/2 xícara (chá) de açúcar peneirado e 2 claras e bata por 8 a 10 minutos até formar um merengue firme.
3- Retire os sanduiches do freezer e cubra cada um com uma colher do merengue (feito acima) e vá colocando os sanduiches numa assadeira untada. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 3 minutos, para dourar o suspiro. Sirva em seguida com a calda de sua preferência
Numa vasilha, dissolva o fermento com o açúcar, o óleo e a água morna. Vá acrescentando a farinha, o sal e misture com as mãos até formar uma massa uniforme. Deixe descansar, coberta, por 20 minutos aproximadamente.
Pegue a massa e divida em 6 bolas. Abra com o rolo, sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Deixe a massa fina, coloque doce de leite nas bordas.Feche-as e leve para pré-assar em forno quente (280ºC) por cerca de 4 minutos. Retire e cubra a pizza.
Coloque os ingredientes numa panela. Leve ao fogo por 5 minutos, no máximo, não deixando chegar ao ponto de enrolar. Deixe cremoso para poder espalhar.
Passe uma camada de brigadeiro e divida a pizza em 8 pedaços. Coloque uma bola de sorvete sobre cada pedaço, nos sabores desejados: coco, creme, chocolate, flocos, brigadeiro, pistache, etc. Jogue caldas (chocolate e morango) e polvilhe castanha de caju moída. Espetado em cada bola de sorvete, coloque canudos de biscuit.
1°- Coloque numa batedeira 100 g de margarina e 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo e bata bem até formar um creme fofo (+/- 5 minutos). Desligue a batedeira e adicione 1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó e misture até formar uma massa lisa e homogênea.
2°- Em forminhas de empada (6,5 cm de diâmetro maior X 4 cm de diâmetro menor e 4 cm de altura) coloque a massa forrando o lado de fora e fundo de cada forminha fazendo uma camada bem fininha (0,5 cm de espessura). Coloque as forminhas viradas para baixo num assadeira e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180° C por +/- 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
3°- Depois que esfriar retire a massa assada de cada forminha, coloque o recheio de sua preferência (sorvete, musse, frutas com gelatina, creme de açaí) e sirva em seguida.
1°- Coloque no liquidificador 1 banana prata descascada e picada, 100 g de polpa de açaí, 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo e ½ xícara (chá) de xarope de guaraná natural e bata bem até formar um creme homogêneo. Leve ao freezer por 1 hora. Retire do freezer 10 minutos antes de servir.
Corte uma tampa da fruta no sentido do comprimento. Depois, faça cortes cuidadosamente com uma faca pequena pelas laterais, junto com o caroço.
Retire a polpa com uma colher de sobremesa. Deixe uma borda junto a fruta de 1 cm aproximadamente e preencha com sorvete de manga.
Corte o abacaxi no sentido do comprimento, inclusive a coroa.Retire a polpa, deixando uma borda de 1 cm aproximadamente. Preencha a fruta com sorvete de abacaxi.
Corte uma pequena tampa e retire os gomos com uma faca pequena. Preencha com sorvete de laranja ou qualquer um de sua preferência. Faça o mesmo com o limão siciliano.
modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por uns 5 min.
Leve ao freezer por um período de 8 a 10 h ou deixe de um dia para o outro.
Retire e bata no liquidificador por 30 seg (para ficar cremoso).
Leve novamente ao freezer por 30 min, mais ou menos.
Misture a calda desejada e decore a gosto.
Numa panela, leve ao fogo a água, o açúcar e a glucose.
Deixe no ponto de fio fraco (por cerca de 15 min).
Misture o ingrediente da sua preferência (banana, morango, chocolate com creme de leite fresco ou sem soro).
Deixe apurar a calda por mais ou menos 20 min em fogo baixo.
Obs.: na calda de banana, acrescente o suco de limão.
Com auxílio de uma faca pequena bem afiada descasque 2 e 1/2 caixas de figo ou 20 figos maduros e firmes (cada caixa tem 8 figos) bem lavados OU corte uma rodela da parte maior do figo, segure pelo "cabinho", introduza uma colher (sobremesa) entre a casca (pele) e a polpa, contorne delicadamente e retire a casca.
Corte os figos descascados em rodelas de +/- 1 cm de espessura.
Unte uma fôrma de pudim com o suco de 1 limão (20 cm de diâmetro X 7 cm de altura).
No fundo da fôrma faça uma camada com as rodelas dos figos e também nas laterais. Conforme for fazendo as camadas com as rodelas de figo, vá borrifando (ou molhando) as rodelas com a mistura de 100 ml de guaraná misturado com 1/2 xícara de chá de licor de laranja.
Preencha toda a fôrma com as rodelas dos figos. Aperte bem, cubra com papel filme e leve para o freezer por 2 horas.
Retire o papel-filme e desenforme.
Sugestão de Acompanhamento - Creme Inglês
Numa tigela misture 1/2 litro de creme de leite fresco, 8 gemas peneiradas e 1 xícara (chá) de açúcar. Leve a tigela ao banho-maria, mexendo vigorosamente com um batedor de arame até que o creme engrosse. Quando engrossar junte 1 colher (café) de essência de laranja.
Sirva imediatamente.
Abra a esteira de bambu (sundarê) ou o pano de prato e estique o papel-alumínio, o plástico ou o celofane. Polvilhe o açúcar e coloque o pão de ló. Espalhe o doce ou a geléia, o sorvete e enrole o sundarê junto com o papel-alumínio. Feche as pontas (torcendo como bala) e leve ao freezer por, no mínimo, 12h.
Misture o fermento, o ovo, o amido e a farinha. Vai ficar uma massa cremosa (como massa de bolo). Tire o sorvete do freezer, passe pela massa e pelos sucrilhos. Frite em óleo bem quente por 20 seg mais ou menos (tirando e colocando no óleo).
Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Junte a farinha e o leite aos poucos. Por último, coloque as claras. Divida a massa em duas formas de 40 cm x 30 cm, untadas e forradas com papel-manteiga.Espalhe delicadamente e leve para assar em forno a 160ºC pré-aquecido por mais ou menos 10 min. Reserve.
PÃO-DE-LÓ:
Bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume e formar um creme espesso e claro. Aos poucos, junte a farinha de trigo envolvendo delicadamente ao creme, de modo que a massa fique bem uniforme. Por último, acrescente a manteiga derretida.
Coloque a massa numa assadeira número 3, forrada com papel manteiga e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por uns 15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar para montar o sorvete assado.
Misture tudo, leve ao fogo e deixe ferver por 20 minutos. Espere esfriar e acomode em vidros na geladeira.
Leve ao fogo as claras com o açúcar para aquecer (não pode ferver). Coloque a mistura na batedeira, junte o suco de limão e bata durante 15 minutos, até enroscar nas pás da batedeira.
Forre toda a assadeira com tiras de pão-de-ló, umedeça com a calda de frutas ou a bebida de sua preferência. Intercale com uma camada de sorvete boleado e as frutas.
Deixe no freezer por 8 horas. Cubra com merengue, polvilhe açúcar e leve ao forno pré-aquecido (250ºC) para gratinar durante 7 minutos. Flambe com 1/2 cálice de conhaque e sirva em chamas
Dissolva o cacau no leite. Leve ao fogo até ferver e reserve. Bata as gemas e o açúcar até obter uma gemada esbranquiçada. Adicione o leite quente com o cacau aos poucos na gemada. Bata para misturar os ingredientes. Passe para uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Espere esfriar. Adicione o creme de leite, misture e despeje num refratário retangular. Leve ao freezer por 6 ou 8 horas ou deixe de um dia para o outro.
Bata as claras na velocidade alta da batedeira. Quando começarem a ficar firmes, adicione o açúcar aos poucos. Mexa por mais 5 minutos até formar um merengue bem firme.
Numa panela, coloque todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo, mexendo por 10 minutos, até obter uma calda homogênea. Retire do fogo e reserve.
Pré-aqueça o forno 20 minutos antes de levar o sorvete ao forno. Espalhe o suspiro com o saco de confeitar ou às colheradas, formando picos irregulares.
Leve ao forno quente a 200º por 3 minutos mais ou menos, apenas para tostar o pico dos suspiros. Sirva com a calda quente.
No liquidificador, coloque o açúcar, o leite, a água e a liga neutra. Bata por 1 minuto, adicione o aroma desejado e bata por mais 1 minuto.
Para desenformar
Numa vasilha, coloque água morna e mergulhe o fundo da forma dos sorvetes. Tire da água e vá puxando os picolés delicadamente.
Corte papel manteiga nas medidas 15x15 cm e embale os sorvetes.
Escolha o sabor desejado e acrescente na mistura nas quantidades abaixo
Bata no liquidificador: 500 g de inhame descascado e cozido em água, 2 latas de leite condensado, 500 ml de creme de leite fresco e 1 colher (sobremesa) de baunilha.
Coloque num recipiente plástico e leve ao congelador.Deixe de um dia para outro.
Depois de congelado, deixe um tempo fora do congelador.
Pode-se acrescentar frutas da época como banana, morangos, geléia ou chocolate.
Numa tigela misture leite fervido (morno) e leite de coco. Despeje farinha de tapioca e deixe esfriar.
Acrescente leite condensado, creme de leite fresco e mexa com um batedor de arame.
Coloque numa caixinha de isopor e coloque no freezer por 3 horas.
Retire o sorvete do freezer e transfira para uma batedeira. Bata por 10 minutos e volte ao freezer por 3 horas.
Transfira para uma batedeira e bata novamente por 10 minutos. Volte ao freezer por mais 3 horas.
Transfira para uma batedeira e bata por mais 10 minutos. Volte ao freezer e sirva no dia seguinte
O primeiro passo é cortar duas fatias bem finas do bolo e apertá-las na cumbuca, que vai para o freezer por, pelo menos, 15 min.
A forma deve estar gelada, pois, do contrário, o calor do forno passará para o sorvete e ele derreterá. (a forma de barro, o bolo e a camada de fruta não deixa o calor atingir o sorvete)
A próxima camada é de salada de frutas. Espalhe bem.
Coloque agora as bolas de sorvete da maneira que quiser.
Decore as bordas com o suspiro. Isso protegerá do calor do forno.
Leve a forma ao forno pré-aquecido a 300ºC e deixe por 3 min.
Fique atento, pois o suspiro queima muito rápido. Quando já estiverdourado, retire-o do forno e decore a cumbuca com waffer e cerejas.
A receita nasceu na Itália, mas ganhou o tempero da cozinha mineira.
Aqueça 1 xícara (chá) do leite até levantar fervura. Misture a gordura vegetal, coloque no liquidificador, adicione o restante do leite, o leite em pó, o açúcar, os ovos, a liga neutra, o pó de nata e bata por uns 2 minutos.
Leve ao freezer por no mínimo 3 horas e deixe endurecer. Corte em cubinhos, leve à batedeira junte o emulsificante e bata até dobrar de volume, de 6 a 7 minutos. Adicione o chocolate derretido aos poucos. Volte ao freezer e deixe por mais 3 horas.
Numa tigela, misture todos os ingredientes. Sirva sobre o sorvete.
Rendimento: 5 litros de sorvete
Misture os ingredientes. Numa panela, leve ao fogo médio por cerca de 10 min, até engrossar.Deixe esfriar.
Numa batedeira, bata as 3 claras em neve, junte 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 lata de creme de leite sem soro. Junte ao creme (que já deve estar frio). Misture.
Misture os ingredientes. Numa panela, leve ao fogo e deixe engrossar.
Caramelize uma forma para pudim de 18,5 cm x 7,5 cm com um pouco da calda.
Coloque o creme misturados com as claras em neve e creme de leite e leve ao congelador. Sirva após 24 h.
Para desenformá-lo, esquente o fundo da forma por alguns minutos que ele se soltará. Regue com o restante da calda de chocolate e sirva
1°- Em um liquidificador, coloque 6 ovos, 2 colheres (sopa) de manteiga, 9 colheres (sopa) de achocolatado e 100 g de coco ralado e bata bem até formar uma mistura homogênea. Desligue o liquidificador, transfira a mistura para uma tigela, adicione 1 colher (sopa) de fermento em pó e misture.
2°- Coloque a massa de chocolate (feita acima) em uma assadeira forrada com papel manteiga e untada com manteiga e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 15 minutos. Retire a massa do forno e deixe esfriar. Desenforme a massa em uma superfície lisa forrada com um plástico e passe o rolo para deixar a massa um pouco mais fina.
3°- Com uma faca, corte a massa de chocolate em 4 retângulos (15 cm X 20 cm). Coloque cada retângulo sobre um pedaço de papel alumínio, espalhe uma porção de calda de chocolate, coloque uma camada de sorvete no sentido do comprimento e enrole a massa, apertando bem e tomando o cuidado de não vazar o recheio pela lateral. Repita o mesmo procedimento com os outros retângulos de massa. Leve os rolos para o freezer por 30 minutos.
4°- Em uma tigela, coloque 1 xícara (chá) de farinha de trigo, ½ xícara (chá) de água, ½ xícara (chá) de açúcar e 1 ovo e misture bem até formar uma mistura homogênea.
5°- Em uma outra tigela coloque 2 xícaras (chá) de flocos de milho moídos e 1 xícara (chá) de coco ralado seco e misture.
6°- Retire os rolos do freezer, desenrole e passe cada rolo na mistura de farinha de trigo com açúcar, e, em seguida, na mistura de flocos de milho. Frite cada rolo em óleo quente até dourar. Retire e escorra em papel absorvente. Repita o mesmo procedimento com os demais rolos. Corte em fatias e sirva em seguida.
1- Num liquidificador coloque 500 ml de leite, 1 colher (sopa rasa) de amido de milho, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 xícara (chá) de açúcar e 8 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada e bata bem.
2- Despeje a mistura para uma panela e acrescente a casca inteira de 1 limão e 1 pedaço grande de canela em pau. Deixe em fogo médio por cerca de 10 minutos até ficar consistente. Retire a canela em pau e casca do limão e mexa rapidamente por alguns minutos.
3- Transfira para uma travessa (ou assadeira) forrada com saco plástico (ou papel filme) molhado com água fria e leve à geladeira por +/- 3 horas para ficar firme. Depois, com ajuda de um cortador ou copo, corte em discos do tamanho que desejar.
4 - Pegue um disco coloque um pouco de sorvete e feche com outro disco como se fosse um sanduíche e leve ao freezer por 24 horas. Repita este procedimento com todos os discos. Retire os sanduíches do freezer, passe-os em 3 claras e em seguida no coco ralado. Empane novamente nas claras e depois no coco ralado para ficar com uma casquinha firme. Frite-os em óleo quente
Numa panela, coloque o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre. Deixe derreter até formar uma calda grossa. Espalhe esse caramelo sobre uma superfície de mármore e deixe secar. Quando estiver seco como bala, bata com um martelinho de cozinha até ficar bem esfarelado, ou quebre em pedaços pequenos e triture no processador ou liquidificador. Reserve.
Numa forma de pudim com um furo no meio, espalhe um pouco de farinha caramelo e cubra metade do fundo da forma com sorvete de coco. Na outra metade do fundo, coloque o sorvete de chocolate. Espalhe mais um pouco de farinha de caramelo na próxima camada, na metade onde colocou o sorvete de coco, coloque por cima o sorvete de chocolate e assim sucessivamente, sempre intercalando as camadas, para dar um efeito bonito na hora de desenformar.
Desenforme e decore com farinha de caramelo e calda de sua preferência. Se preferir com 3 sabores, faça a última camada com sorvete de morango
Faça um buraco redondo com auxílio de uma faca, retire o miolo do panettone e corte em três fatias. Com um pincel, molhe o interior do panettone com a calda.
Primeiro, coloque o sorvete no fundo do panettone e acrescente um pouco de amêndoas. Coloque a primeira fatia do miolo do panettone e molhe com a calda.
Repita esse processo intercalando sorvete, amêndoa, panettone e calda. Depois de pronto, coloque por mais ou menos 5 horas no freezer.
Depois, retire do freezer, prepare o zabaione e coloque ainda quente sobre o panettone. Decore com amêndoas torradas, açúcar de confeiteiro e hortelã.
Bata os ingredientes com auxílio de um foette em banho-maria até ficar cremoso (aproximadamente 3 minutos).